PORTAL T1 - RIO DE JANEIRO
O programa da Prefeitura do Rio que oferece aplicação de semaglutida, medicamento conhecido popularmente como Ozempic, já começa a apresentar resultados positivos entre pacientes atendidos pelo SUS no Supercentro de Saúde da Zona Oeste, em Campo Grande.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 84% dos participantes do projeto já perderam peso. O tratamento é destinado a pessoas com obesidade grave, IMC acima de 40 e doenças associadas, como diabetes e problemas cardiovasculares.
Atualmente, cerca de 320 pacientes participam do programa piloto, que conta com acompanhamento multiprofissional envolvendo médicos, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e educadores físicos.
Uma das pacientes é Maria das Graças da Silva, de 69 anos, moradora de Santíssimo. Ela iniciou o tratamento em março com 137 quilos e já reduziu o peso para 128,5 kg.
Graça contou que mudou completamente a alimentação, reduziu o consumo de pão francês e passou a seguir uma dieta mais equilibrada com frutas, legumes e proteínas. Segundo ela, até dores causadas por problemas de circulação diminuíram após o início do tratamento.
Outra participante do programa é Elma Silva Gonçalves, de 44 anos, que saiu dos 141 kg para 133 kg em menos de dois meses. Incentivada pela família, ela passou a praticar exercícios físicos regularmente e afirma que recuperou a autoestima.
De acordo com a prefeitura, 38% dos pacientes também começaram a praticar atividades físicas após entrarem no programa. Até o momento, nenhum participante desistiu do tratamento.
Portal T1 Rio de Janeiro, a verdade em primeiro lugar. Siga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil em tempo real 24h.
#portalt1riodejaneiro