A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro será realizada na próxima sexta-feira, às 11h. A decisão foi tomada pela Mesa Diretora por maioria de votos, definindo a realização imediata de um novo pleito interno.
O encontro foi conduzido pelo presidente em exercício, Guilherme Delaroli, que defendeu que a escolha do comando da Casa é matéria interna corporis, ou seja, de competência exclusiva do próprio Legislativo, sem relação direta com o modelo de escolha do governador-tampão, tema que segue sob análise do Supremo Tribunal Federal.
A Mesa Diretora também decidiu anular a eleição anterior que havia escolhido o deputado Douglas Ruas, posteriormente suspensa pela Justiça. Com isso, um novo processo eleitoral foi oficialmente convocado para preencher o cargo de forma definitiva.
Apesar da tentativa inicial de construção de consenso entre os parlamentares para encerrar a disputa e evitar novos desdobramentos judiciais, o cenário permaneceu indefinido ao longo da reunião, evidenciando divisões internas na Casa.
Durante o encontro, o deputado Luiz Paulo informou que ingressou com mandado de segurança no Tribunal de Justiça, solicitando a suspensão de uma nova eleição até definição do STF sobre a forma de escolha do governador-tampão. O pedido, no entanto, foi rejeitado.
A decisão judicial reforçou o entendimento de que a organização interna do Legislativo não deve sofrer intervenção externa, ampliando o ambiente de tensão jurídica e política que envolve tanto a sucessão no Executivo estadual quanto a liderança da própria Alerj.
Portal T1 Rio de Janeiro, a verdade em primeiro lugar. Siga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil em tempo real 24h.
#portalt1riodejaneiro